01.jpg

Aliados 22

ALIADOS 22

O projecto de requalificação para habitação e comércio num edifício particular, em plena Avenida dos Aliados, no Porto, gravita em torno de um novo pátio/saguão.

O edifício composto por dois volumes construídos em épocas diferentes unidos por uma caixa de escadas e elevador são testemunho da construção da Avenida dos Aliados no inicio do séc. XX. O edifício original construído no séc XIX, foi parcialmente destruído e prolongado de forma a desenhar a Avenida dos Aliados e a sua fachada faz parte de um conjunto que alberga os edifícios vizinhos.

 
 
 
 
 

Decorrente da história, o edifício com um comprimento anormal para o que é corrente, cerca de 7 por 30m de comprimento, estava em estado precário, muito adulterado e esvaziado de paramentos interiores decorrentes da sua utilização como escritórios e comércio.

Extracto da Planta de Telles Ferreira de 1892 , antes da abertura da Avenida dos Aliados.

Planta actual com a intervenção, onde é perceptível o aumento efectuado ao edifício a quando da abertura da Avenida dos Aliados

 
 
 

Corte A

 
 
 

A solução para a adaptação do edifício para habitação centrou-se na necessidade de encontrar uma tipologia que maximizasse a área, respeitasse o existente e resolvesse o problema da salubridade e ventilação.

Em resposta, recuperamos as fachadas, telhados e paredes de meacção, criamos um novo pátio que faz a transição entre o edifício original e o construído no séc XX e aumentamos a área introduzindo meios pisos à volta do novo pátio.

Vista aérea do edifício antes da intervenção

 
 
 
 
 

Vista aérea do edifício com a intervenção

 
 
 
 
 
 
 
 

Piso 0

Piso 1

Uma única fracção destinada a comércio ocupa o R/C, piso -1 e parte do piso 1 incluindo o logradouro.

 

Piso 2

Piso 3

As restantes 7 fracções de habitação desenvolvem-se em meios pisos, mantendo sempre a relação com as fachadas existentes.

 

Piso 4

Piso 5

Os espaços sociais, salas e cozinhas contactam com as fachadas e mantêm a altura original. Os quartos , parte da nova estrutura de pé direito mais baixo e intimista, gravitam à volta do novo pátio.

 

Piso 6

Piso 7

A última fracção, um triplex T3, desenvolve-se de forma diversa em torno de uma escada central.

 

Piso 8

 
 

Corte B

 

Como testemunho da evolução histórica, o novo pátio central expõe a pedra das paredes novecentistas de meacção a norte em contraponto com a nova estrutura de passadiços em betão e peças cerâmicas “Cana” a sul.

 
 
02.jpg
 
 

LOCAL : Avenida dos Aliados , Porto, Portugal

ESTADO : Em construção

DATA : 2015 -

CLIENTE : Cidade das Rosas - Imobiliária e Participações

AUTOR : Luís Pereira Viana

COLABORADORES : Margarida Marques, Adriana Rosado,

Tiago Azevedo, Kátia Lemos

ESPECIALIDADES : VEConcept Engenharia

ARQUEOLOGIA : Arqueologia e Património

CONSTRUÇÃO : ACA Engenharia & Construção